XAR – SUEÑO DE OBSIDIANA

Ao despertar de um sonho ancestral, o jovem maya kaqchikel Edgar Calel realiza um ritual artístico no pavilhão da Bienal de São Paulo. Entre aspirações e memórias, seu percurso espiritual vai conduzi-lo para ser incorporado ao seu animal de poder.

TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

“A retomada dos vídeos familiares é a retomada de um caminho.” A popularização do VHS trouxe novas camadas para as filmagens familiares. Com o acréscimo da captação sonora, a filmagem em vídeo permitiu o comentário, as falas, os sons que escapam conformando uma documentação dos sons de cada época. Nesse filme em primeira pessoa, Juliana […]

TRANSVIAR

Carla da Victoria nasceu na tradição das paneleiras de barro, nome dado às mulheres que fazem as panelas de barro na cidade de Vitória-ES. Carla é filha, neta e bisneta de paneleiras, ela aprendeu a modelar as panelas da mesma forma que modelou a si mesma. Transviar é sobre romper as regras e sobre os […]

TERRITÓRIO PEQUI

Os pequizais ilustram a história dos povos indígenas do Alto Xingu. Agora, documentado por seus detentores Kuikuro, o pequi se torna símbolo de vasto patrimônio cultural e genético, imprescindível para o pensamento sobre os sistemas agrícolas amazônicos.

TEKOHA

Em 6 de setembro de 2021, seguranças privados de fazendeiros queimaram uma casa de família Guarani Kaiowá no Tekoha Ava’te (Dourados, Mato Grosso do Sul): a ação criminosa foi gravada em vídeo pelos próprios indígenas (um plano de 02 minutos 52 segundos). Em 29 de dezembro de 2021, membros de uma igreja pentecostal queimaram uma […]

SOLMATALUA

Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.

PEIXES NÃO SE AFOGAM

É verão, elas estão de férias, mas não podem ir à praia. Em uma das favelas mais perigosas do Rio – ao mesmo tempo perto e longe do mar – um grupo de crianças preenche o dia em uma jornada de brincadeiras.

NOSSOS PASSOS SEGUIRÃO OS SEUS…

Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um aguerrido militante anarquista, sai das sombras em direção à eternidade…

MUXIMA

Dor, colonialismo e fé se misturam na maior manifestação religiosa de Angola

plugins premium WordPress